
Projectos e Candidaturas IEFPApoios à contratação, Estágios, Empreendedorismo, estruturas de apoio, etc
Está desempregado e está a pensar em criar o seu próprio negócio? Precisa de apoios para incrementar o seu negócio?
A Rui Sobral Contabilidade dispõe de profissionais especializados que o ajudaram a si ou à sua empresa a cumprirem os requisitos para a estar nas condições de usufruir as ajudas do IEFP. Apresente as suas candidaturas IEFP connosco.

Existem várias medidas de apoio à contratação disponíveis para as empresas que procurem reforçar os seus quadros beneficiando assim de alguns apoios financeiros disponíveis. Com a RS Contabilidade poderá saber o que se encontra disponível para a sua empresa neste momento. De forma sumária apresentamos-lhe algumas das principais medidas para os empregadores disponíveis para candidaturas IEFP:
- Contrato Emprego
- Apoio disponível para as empresas que celebrem novos contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, duração mínima de 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP. Estando posteriormente obrigados a proporcional formação profissional aos colaboradores contratados.
- Promoção de Igualdade de Género no Mercado de Trabalho
- Apoio para as empresas que celebrem contratos de trabalho com desempregados inscritos no IEFP e que sejam do sexo sub-representado em determinada profissão.
- Isenções e reduções
- Existem ainda outros apoios ao emprego que englobam isenções ou reduções de contribuições
Contacte-nos para saber mais e aproveitar os benefícios disponíveis!
Os estágios do IEFP visam apoiar na (re)inserção no mercado profissional de trabalho através de um período de experiência de formação prática num ambiente corporativo e laboral.
Existem dois tipos de estágios, Estágios Profissionais e Estágios não Financiados.
Estágios Profissionais – Geralmente com a duração de 9 meses, não prolongáveis e aptos para desempregados inscritos nos serviços de emprego e que tenham um dos seguintes requisitos:
- Desempregados entre os 18 e os 30 anos, inclusive, e com uma qualificação de nível 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ)
- Com idade superior a 30 e menor ou igual a 45 anos, que se encontrem desempregadas há mais de 12 meses, desde que tenham obtido há menos de três anos uma qualificação de nível 3 ou superior ou com uma qualificação de nível 2 desde que se encontrem inscritos em Centro Qualifica
- Com idade superior a 45 anos que se encontrem desempregadas há mais de 12 meses, detentores de uma qualificação de nível 3 ou superior ou de uma qualificação de nível 2 desde que se encontrem inscritos em Centro Qualifica
- Pessoas com deficiência e incapacidade
- Pessoas que integrem família monoparental
- Pessoas cujos cônjuges ou pessoas com quem vivam em união de facto se encontrem igualmente inscritos como desempregados no IEFP
- Vítimas de violência doméstica
- Refugiados
- Ex-reclusos e aqueles que cumpram ou tenham cumprido penas ou medidas judiciais não privativas de liberdade e estejam em condições de se inserirem na vida ativa
- Toxicodependentes em processo de recuperação
Contacte-nos para saberem mais.
Estágios não financiados
Todas as entidades empregadoras podem organizar e promover estágios profissionais sem financiamento, no entanto existe legislação que deverá ser respeitada e cumprida relativamente á duração máxima, a celebração de contrato de estágio, horário, faltas, segurança e higiene no trabalho, contribuições para a segurança social, orientador de estágio, pagamento de subsídio de estágio, refeição e seguro, etc, etc.
Aconselhamos que se informem mais sobre esta modalidade de estágios aqui: Decreto-Lei n.º 66/2011, de 1 de junho.
O IEFP tem disponíveis vários incentivos à criação do próprio emprego, vários apoios aos empreendedores de Portugal, entre eles destacamos os seguintes:
- Criação do Próprio Emprego Subsidiados (PAECPE)
- Apoios à Criação de Empresas – Microcrédito
- Programa Investe Jovem e Investe Arte e Ofícios
Com o nosso aconselhamento e ajuda será possível cumprir o seu sonho.
Apoiamos na estruturação da sua ideia de negócio e no plano de negócio que visão colocar a sua empresa apta aos apoios do IEFP.
Trata-se de uma estrutura articulada entre o IEFP e entidades credenciadas que acoplam um conjunto de serviços para apoiar vários grupos, por exemplo:
- Pessoas com deficiência e incapacidade para reabilitação profissional
- Aos empreendedores prestando apoio na criação e planeamento de projectos para criar o próprio emprego ou empresa. Apoio esse prestado por Entidades Prestadoras de Apoio Técnico (EPAT)
- Aos empreendedores através da inserção do projecto num Ninho de Empresas que visam promover a constituição, o desenvolvimento e a consolidação da empresa através de apoio técnico
As EPAT apoiam os projectos em vários factores como na estruturação das ideias, na angariação de financiamento e sustentabilidade do negócio bem como na consolidação e acompanhamento do mesmo.